Palestra debate afetividade no processo de formação do leitor

• Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h05
  • Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2020, 05h40

Setembro é o mês em que se tem o dia mundial da alfabetização (8 de setembro), um tema caro para um país (Brasil) que registra a marca de 11 milhões de pessoas que não sabem ler nem escrever – segundo dados da Pnad. A formação de leitor continua sendo um dois maiores desafios dos educadores em sala de aula. A mudança de cenário passa necessariamente pela mudança na relação interpessoal que se tem nas escolas, sendo a afetividade o ponto de partida. Para falar desse vínculo entre afetividade e formação de leitor, o Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação de Leitor (GELAFOL-PPGED-ICED-UFPA) convidou o Dr. Sergio Antonio da Silva Leite para palestrar sobre o tema "“A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR”, em evento que ocorrerá virtualmente no dia 23 de setembro (quarta-feira), às 15h. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de setembro no link: https://www.even3.com.br/gelafol2020/.

O palestrante é Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo e professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia Educacional, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nos seguintes temas: afetividade, alfabetização e letramento, formação de professores, ensino e aprendizagem, ensino superior. Entre os anos de 2008 a 20012 dirigiu a Faculdade de Educação da Unicamp. No período de 2013 a 2017, coordenou o EA2- Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, com o objetivo de desenvolver políticas de aprimoramento ao ensino de graduação, em toda a universidade. É coordenador do Grupo do Afeto, vinculado à Faculdade de Educação da Unicamp. É autor dos livros: “Afetividade: as marcas do professor inesquecível” (2018); “Preparando a Alfabetização” (2015); “Afetividade e Letramento na EJA – Educação de Jovens e Adultos” (2013); “Alfabetização e Letramento: Contribuições para as práticas docentes” (2004); “Cultura, Cognição e Afetividade: a sociedade em movimento” (2002); “Alfabetização e Letramento Contribuições para as práticas pedagógicas” (2001); entre outros.

Confira mais informações sobre o evento:
“A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR”
Palestrante: Dr. Sergio Antonio da Silva Leite (Unicamp)
MEDIADOR: Dr. Nilo Souza (UFPA)
DATA: 23 DE SETEMBRO
HORÁRIO: 15h